BUSCA

Articulação Cenografia - Cenógrafo

Minha inspiração é a Natureza!
Projeto e Obra perfeita de Deus.
O Maior de todos os Arquitetos.
Carlos Augusto Campos
Cenógrafo - Escola de Belas Artes - UFRJ



CURTIR

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

É culpa da vida que sonhei ou dos sonhos que vivi

http://www.facebook.com/eculpadavidaquesonhei?fref=ts




Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Iuri Kruschewsky
Elenco: Bruno Quaresma, Kelly Iranzo, Manoel Madeira e Marianna Pastori.
Produção: Gustavo Rodrigo Herdt e Proposta A6
Iluminação: João Gioia
Figurino: Ticiana Passos
Cenário: Carlos Augusto Campos
Sonoplastia: Pedro Poema
Assistente de direção: Ana Beatriz Macedo
Coreografia: Luiza Azeredo
Assistente de cenografia: Samanta Toledo




    " Sã.

São interessantes o desenho de luz de João Gioia, que mantém a dúvida citada quando deixa acesa a luz sobre a máquina de escrever, e o cenário de Carlos Augusto Campos, que, fazendo com que todos os móveis saiam de dentro de malas, suspende o conceito de viagem como lugar intermediário onde tudo ocorre


            “É culpa da vida que sonhei ou dos sonhos que vivi” é um drama contemporâneo que diz muito para os dias de hoje, quando é fácil se deixar levar por sonhos, vontades, desejos do coração e da mente criativa. O espetáculo, por isso, há de cumprir uma bela carreira."


RODRIGO MONTEIRO - CRÍTICA TEATRAL




 "A melhor coisa de “É culpa da vida que sonhei ou dos sonhos que vivi” é o texto se a sinopse da peça não for lida antes dela começar. Iuri Kruschewsky cria uma situação tão bem amarrada dramaturgicamente que o espectador desavisado tem a chance de se deliciar na dúvida a respeito do que ocorre no plano da realidade e do que acontece na imaginação do protagonista. Alex é quem guia a história. Ele é escritor e está trabalhando em mais um romance. Os outros personagens que aparecem se perdem na mistura entre ficção e não-ficção, entre sonhos vividos e vida idealizada. Sem conseguir jamais estabelecer um traço que defina quem está de qual lado, a audiência tem a sua disposição um belo espetáculo que faz pensar sobre a quantidade de sonhos que nutrem a nossa existência e tem um exemplo de avaliação sobre as conseqüências disso. Com direção do próprio Kruschewsky, o espetáculo apresenta uma boa movimentação cênica e propostas estéticas bastante interessantes."
RODRIGO MONTEIRO - CRÍTICA TEATRAL



Um convite à trama: entre o real e o ficcional - Autor: Dâmaris Grün


"Parece-me claro que o texto não quer dar a resposta a esse enigma dramatúrgico. O jogo entre o delírio do escritor e aquilo que é o real em seu cotidiano, impõe-se como força motriz do trabalho em questão. O que fica estabelecido na trajetória do espetáculo, e no tratamento dado ao texto e às atuações, é que essas fronteiras são tênues e movediças e que dentro do jogo teatral só irão embaralhar-se e trazer mais dúvida à recepção. É esse estado de confusão temporal e temática – e preponderantemente a partir da perspectiva de um personagem, a do narrador/escritor – que faz a cena girar e prender a atenção do espectador.
A encenação prioriza a aproximação do espectador ao jogo da cena. O público fica muito próximo à cena, o que possibilita uma recepção cúmplice. Após a acomodação do público há um black out e o narrador/escritor ateia fogo num papel que sai de uma máquina de escrever, bem ao centro do espaço cênico. É o início do jogo, da brincadeira que o trabalho de É culpa da vida que sonhei ou dos sonhos que vivi procura experimentar e dividir com o espectador. Logo após, uma fala do narrador/escritor expressa um comentário que reverbera essa situação de jogo metateatral: “É assim que sempre termina. Um pouco de magia, um pouco de fumaça, algo flutuando, mas não funciona sem um empurrão necessário. Vamos lá. Um pouco de risadas, um homem e uma mulher bonita. E amor. Vamos começar.” Neste comentário, há uma reflexão sobre a própria lida do escritor e, também, um convite ao público presente. Ser ou não ser ficção (dentro da inerente artificialidade que é uma peça de teatro) não é o mais importante aqui. O que o espetáculo procura mostrar é o caminho de um experimento cênico-dramatúrgico que joga com as temporalidades, com o imaginário do espectador e, sobretudo com as situações em que se encontram os seus quatro personagens. O escritor, o homem do bar, a esposa e a amante são caracteres artificiais construídos e inseridos dentro da trama do narrador/escritor, e daquela sugerida pelo autor."




 "É culpa da vida que sonhei ou dos sonhos que vivi fez uma primeira temporada dentro da Ocupação Artística Vem! do Teatro Gonzaguinha e agora segue em cartaz na programação da Ocupação Complexo Duplo, no Café do Teatro Gláucio Gill até 24 de setembro. Com texto e direção de Iuri Kruschewsky, recém formado pelo curso de Artes Dramáticas da UniverCidade, o espetáculo é um instigante e corajoso primeiro voo do artista. Podemos vislumbrar em seu trabalho a vontade de experimentar, o desejo de lançar questões que o fazer teatral pode proporcionar. O ano de 2012 para o calendário teatral carioca me parece interessante ao apontar a atenção para diversos trabalhos de jovens artistas que se lançam à prática teatral e que estiveram (e estão) em cartaz no circuito profissional. Há uma nova safra de artistas do teatro que está emergindo na cidade com trabalhos significativos e cheios de seriedade artística e profissional, que vêm dos seus respectivos centros acadêmicos ou de diferentes agrupamentos de artistas de diversas origens e formações." 

Autor: Dâmaris Grün



 "Assim, acho importante destacar o espaço que as ocupações do Gonzaguinha, com a plataforma Incubadora, e do Gláucio Gill oferecem a esses jovens artistas e companhias em sua grade de programação. Essa iniciativa mostra que há um sentido positivo e eficaz no costumeiro (e relativo) jargão de que “há espaço para todos”. O sentido do espaço para todos, aqui, é de que podemos encontrar na curadoria artística de um espaço público o encontro do novo com a tradição, de trabalhos mais convencionais, tradicionais mesmo, com a energia inquieta de jovens artistas em busca da experimentação na cena e na dramaturgia. Considero ter esse espaço aberto para essas experiências fator de extrema importância, já que, a meu ver, ele faz circular diferentes públicos e proporciona a formação do mesmo, reunindo diferentes gerações e perspectivas artísticas.

Autor: Dâmaris Grün




 No texto de É cu da vida que sonhei ou dos sonhos que vivi, Iuri Kruschewsky procura criar um confronto entre o que é realidade e o que é ficção a partir da visão do personagem principal, que se situa também como o narrador do espetáculo, um escritor em crise com sua obra, seu casamento e sua amante. A partir deste mote, o espectador se vê diante do percurso do narrador/escritor (Bruno Quaresma), num limiar entre realidade e ficção. Confundindo as histórias que, ora parecem saídas da cabeça do personagem, ora vêm da própria realidade em que se encontram os personagens, o trabalho de Iuri instiga e questiona o próprio fazer teatral ali materializado."

Autor: Dâmaris Grün



 "A cenografia  de Carlos Augusto Campos, coloca os espaços do real e do imaginário em oposição constante, em extremidades que potencializam o confronto temporal e imaginário permanente. De um lado, sugere-se um bar com dois bancos. Ali funcionam as cenas do escritor com a mulher que ele chama para viajar com ele de forma inesperada, aparece Alex (Manoel Madeira), o personagem que mais carrega os traços de artificialidade da encenação e que surge como uma espécie de alter ego do escritor. Do lado oposto, há o quarto de hotel em que se encontra o escritor e sua mulher (Kelly Iranzo). Esse é o espaço em que se constituem as cenas em que a suposta realidade do escritor (e não o seu imaginário em ação) ocorre, onde a crise com o trabalho, com a mulher e com a amante (Mariana Pastori) se dilata. No centro, há uma mesa com a máquina de escrever, um símbolo que faz convergir a todo o momento a atenção do espectador para aquilo que o narrador/escritor narra, vive e quer mostrar. É desse ponto central e simbólico que parece emergir a força da narrativa proposta pelo personagem escritor, pelo narrador, pelo autor da peça e pelo conjunto da encenação.
Dâmaris Grün é atriz formada em Teoria do Teatro pela Unirio."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carlos Augusto Campos - Cenógrafo

Carlos Augusto Campos

Carlos Augusto Campos
Cenografia - Escola de Belas Artes - UFRJ

Exposição - Entre o Céu e a Água

Exposição - Entre o Céu e a Água
Renato Bezerra de Mello - Montagem Articulação cenografia

Exposição: O Casulo - Centro Cultural dos Correios

Exposição: O Casulo - Centro Cultural dos Correios
Concepção e Fotografia - Ricardo Siqueira Projeto e Montagem - Articulação Cenografia

TEMPO FESTIVAL 2016 - Vamos Fazer Nós Mesmos

TEMPO FESTIVAL 2016 - Vamos Fazer Nós Mesmos
Espetáculo Wunderbaum - Construção e Montagem - Articulação Cenografia Supervisão: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Exposição "NÓS" - Caixa Cultural

Exposição "NÓS" - Caixa Cultural
Construção e Montagem: Articulação Cenografia - Projeto Expográfico: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Tempo Festival 2016 - Apocalipse

Tempo Festival 2016 - Apocalipse
Construção e Montagem - Articulação Cenografia Supervisão de Montagem - Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro Adereço Ambulância e Canoa - Carlos Machado

Labirinto - Picasso e a Modernidade Espanhola

Labirinto - Picasso e a Modernidade Espanhola
CCBB Rio de Janeiro Projeto: T + T Projetos Daniela Thomas e Felipe Tassara Cenotécnica: Articulação Cenografia

Exposição - 2 Atlânticos e 1 Pacífico

Exposição - 2 Atlânticos e 1 Pacífico
Curadora: Glória Ferreira - Montagem Cenotécnica: Articulação Cenografia - Centro Cultural Hélio Oiticica - Produção: Bateia Cultura

Quase Aqui - Daniel Senise - Oi Futuro

Quase Aqui - Daniel Senise - Oi Futuro
Produção: Livre Galeria Montagem Cenotécnica: Articulação Cenografia

Exposição - Ana Vitória Mussi - Paço Imperial

Exposição - Ana Vitória Mussi - Paço Imperial
Produção - Fase 10 Montagen Cenotécnica - Articulação Cenografia

Códigos Primordiais - Exposição no Oi Futuro Flamengo

Códigos Primordiais - Exposição no Oi Futuro Flamengo
Primary Codes

EIJA-LIISA AHTILA - Oi Futuro Flamengo

EIJA-LIISA AHTILA - Oi Futuro Flamengo
Expografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara Montagem Cenotécnica: Articulação Cenografia Supervisão de Montagem Cenotécnica: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

50 Anos da Confederação Brasileira de Automobilismo Copacabana Pálace

50 Anos da Confederação Brasileira de Automobilismo     Copacabana Pálace
Projeto: Giovana Carneiro e Gisele Batalha Montagem Cenotécnica: Articulação Cenografia

CCBB - Exposição Rabin Ajaw

CCBB - Exposição Rabin Ajaw
Projeto - Arquiteto Luiz Marinho. Produção - Produtora MP2 Construção e montagem - Articulação Cenografia. Supervisão de Montagem - Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeir

Exposição - 20 Anos do pro Ler - Biblioteca Nacional

Exposição - 20 Anos do pro Ler - Biblioteca Nacional
Projeto: Daniel Leão e Markito Fonceca Execução e Montagem : Articulação Cenografia Supervisão de Cenografia: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro Carpintaria: Washington Castelo

Exposição - Harcout de Paris - Escultor de Luz

Exposição - Harcout de Paris - Escultor de Luz
Centro cultural dos Correios RJ

Exposição fotográfica “Oceanos” - Centro Cultural dos Correios

Exposição fotográfica “Oceanos” -   Centro Cultural dos Correios
Projeto: Marcello Camargo e Daniel Leão. Montagem: Articulação Cenografia. Supervisão de Montagem: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Le Fresnoy - Oi Futuro - Comunidades

Le Fresnoy - Oi Futuro - Comunidades
Produção: MP2 - Cenografia: Elizabeth Jacob - Montagem : Articulação Cenografia - Supervisão de Montagem: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

# AC - Ana Carolina - Turnê / Gravação DVD

# AC - Ana Carolina - Turnê / Gravação DVD
Iluminação e Cenografia : Binho Scheafer Execução de Cenografia: Articulação Cenografia

Campanha Publicitária - TIM Multibank

Campanha Publicitária - TIM Multibank
Visorama: Direção e Produção - Cenografia/Arte: Marcele Vieira e Camila Delamônica - Supervisão de Montagem: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Campanha Cartoon Network

Campanha Cartoon Network
Cenografia: Marcele Vieira - Construção e Montagem: Articulação Cenografia - Supervisão Cenotécnica: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

Fala Crioulo - Espetáculo Teatral

Fala Crioulo - Espetáculo Teatral
Cenografia de Doris Rollemberg e Iluminação de Aurélio Di Simoni - Cenotecnica: Articulação Cenografia - Supervisão de Montagem: Carlos Augusto Campos e Leandro Ribeiro

A Outra Casa - Teatro

A Outra Casa - Teatro
Cenografia de Doris Rollemberg - Construção e Montagem da Articulação Cenografia

Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
Cenotécnica - Articulação Cenografia

Vale a pena conferir

MARGOT. Sesc de Copacabana - Cenografia

MARGOT. Sesc de Copacabana - Cenografia
Margot vai passar um tempo na casa de sua tia e começa a suspeitar que algo estranho está acontecendo do lado de fora. Aos poucos, a personagem se vê presa em um complexo sistema de tráfico de pessoas e genocídio. Assim, ela precisa embarcar em uma jornada sozinha, com a finalidade de sobreviver em um mundo que se volta contra si mesmo.

MARGOT.

MARGOT.
Prêmio SESC

MARGOT. SESC Copacabana - Cenografia

MARGOT. SESC Copacabana - Cenografia
Inspirada no texto “Far Away”, da britânica Caryl Churchill, a peça conta a saga de uma menina que vive em um mundo em que todos os seres humanos estão em guerra.

Bibliografia - Minha Estante

  • 100 Termos Basicos da Cenotecnica - Funarte
  • ANTITRATADO DE CENOGRAFIA - Gianni Ratto
  • ARTE DE PROJETAR em Arquitetura - Ernest Neufert
  • Colecao Funarte - OFICINAS ( Iluminacao Cenica, Cetecnica e Arquitetura Cenica)
  • COSTUME DESIGN - Lynn Pecktal
  • ESPACO E TEATRO - Evelyn Furquim e Werneck Lima
  • HelioEichbauer - Programa Exp. 40 Anos de cenografia
  • Historia Ilustrada do Vestuario - Melissa Leventon
  • Maquina para os deuses - Cyro Del Nero
  • The Chronicle of Western Costume - John Peacock